O (falso) mundo das aparências

Alô alô!
Para variar um bocadinho hoje resolvi trazer um tema que nunca foi por mim abordado neste blog mas que eu penso ser algo interessante: aparências.


Eu em pleno estado de sanidade mental... não vos parece?
Esta foto serve apenas como um exemplo parvo mas, a meu ver, funcional. 


  • Vocês diriam à primeira vista que a pessoa presente nas fotos (se não soubessem que se trata da minha personagem) é alguém interessado por beleza e até tem um blog sobre o assunto?
  • Vocês diriam que a pessoa nas fotos tem formação superior?
  • Vocês diriam que a pessoa é sã o suficiente para manter um emprego?


Vou ser muito sincera... Se eu visse alguém assim, sem ser eu (o que já e normal...) ou alguém do meu grupo de amigos, o mais provável era eu dizer "Olha, aquela está tolinha da cabeça!" mas na verdade não passa de pura brincadeira com um contexto que só os seus intervenientes sabem. Por isso é que geralmente, depois de um pensamento desses, eu tento sempre pensar para mim mesma se eu própria já não terei feito tal coisa ou pior... :P

Quero com isto dizer que, apesar de todos - sim... TODOS - tirarmos as nossas conclusões derivadas de certas aparências temos que ter a decência de permitir a nós mesmos fazer novas avaliações sempre que possível. 

Fonte

A minha ideia de escrever sobre este tema surgiu na passada quarta feira com um comentário qualquer no Facebook e depois, por coincidência ou não, num comentário aqui no blog. Ambos se referiam à prestabilidade e simpatia dos funcionários das lojas MAC, coisa que eu nunca vi. 

Ora, esquecendo as fotos (porque aquilo não acontece quando eu me movimento normalmente no meio da sociedade, principalmente em plena luz do dia...) eu considero-me uma pessoa de aspecto normal. Não me visto muito bem assim como não me visto muito mal; não ando com roupa SACOOR assim como também não visto chineses; não arranjo muito o cabelo mas tento escova-lo sempre antes de sair de casa; etc etc e tal... No entanto eu sou baixa (1,54cm), gordinha (não vos vou dizer o meu peso) e muitas pessoas não me dão a idade que tenho (geralmente quem não me conhece dá muito menos...). Assim sendo, sempre que me dirijo a uma loja de marca, como a MAC, o comportamento dos funcionários tende a ser sempre o mesmo: um olhar de quem diz "esta gaja vem para aqui mexer em tudo e não me vai comprar nada". E o que é que acontece quando este comportamento existe? Sim, eu saio da loja e não compro mesmo nada.

Agora fazendo uma viagem no tempo e observando certas escolhas que fui fazendo apercebo-me de que não possuo produtos de certas marcas exactamente devido ao mau comportamento dos funcionários. Isto porque se eu sou sempre bem atendida na Sephora vou preferir comprar Benefit do que ir a uma loja MAC e levar com pessoas preconceituosas. Faz sentido? 

Se por obra e graça do Divino Espírito Santo (sem querer ferir susceptibilidades religiosas...) alguém que trabalhe na MAC ou outras marcas assim mais "upa upa" vier aqui parar e se der ao trabalho de ler, aqui vai um comunicado:
GENTE! Eu sou uma potencial cliente! Assim como eu, também aquela rapariga cheia de espinhas na cara, ou aquele moço que foi lá à loja de chinelo de dedo ou até mesmo a avózinha que não pinta o cabelo há três meses! Tratem todas as pessoas por igual pois podem vir a ter grandes surpresas! Nunca viram a Bela e o Monstro ou o Corcunda de Notre Dame? Enfim...

Desculpem se o tema não vos agradou mas pronto, isto é mais um desabafo do que outra coisa...

Big Kiss
*Pulit4*




10 comentários:

  1. Infelizmente há muita gente que não aprendeu com o célebre momento do "Pretty Woman".
    O problema das funcionárias da MAC é que não se apercebem de que, ao alienar potenciais clientes, por mais que não lhes pareçam pertencer o público alvo, estão a prejudicar-se a si mesmas e à própria marca.
    Eu nunca fui a uma loja MAC, mas já passei por situações do género noutros sítios. E não é só em lojas de beleza. Há muito preconceito por esse país fora. (por isso é faço tantas compras online, eh)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tb já passei essas situações em locais diferentes... Enfim... Só têm a perder... Muah!

      Eliminar
  2. Nunca fui à MAC mas já fui atendida assim noutras lojas, enfim, eles é que perdem! Beijos

    ResponderEliminar
  3. apartir do momento que se entra no shopping(e no raio geográfico) já somos potenciais clientes, os funcionários só tem de fazer o trabalhinho deles e cativar o clinte, que é para isso que são pagos ... eu ate nem posso ir com ideia de comprar naquele dia mas se forem simpáticos acabo por comprar ou vou la noutro dia comprar... ou ate posso não ter dinheiro para comprar mas posso aconselhar a alguém a comprar lá pk o atendimento é espectacular, os produtos são espectaculares e só preço é um pouco picante :p
    Alias tu ate podias ser um cliente mistério e quem ia ficar mal cotado? a marca e elas eram despedidas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso do cliente mistério era uma coisa bem feita para eles! Eu já trabalhei num local onde tinham a política de fazer isso e nós, que remédio, andávamos sempre com os clientes "ao colo"!

      Eliminar
  4. Pois, tenho um estilo muito diversificado e tanto ando de legings e t-shirt barata como de saltinho, vestido e bijus menos vulgares (digam-se baratas)e sinto claramente a diferença no tratamento...
    Não só na forma como falam e me tratam enquanto estou a ver o produto como nas amostras que dão ou a pedido ou de livre vontade. Realmente não sei porquê mas em determinadas lojas/marcas existe alguma tendência ao elitismo... e concordo a MAC é uma delas. Odeio ir à do Marshoping pois não gosto do atendimento, aliás nunca comprei nada lá. Já no Elcorteingles (onde compro sempre) em que os mesmos produtos são um pouco mais caros... são sempre atenciosos, disponíveis e amigáveis. Adoro, claro uns funcionários mais que outros mas nem se compara o atendimento!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu das poucas vezes que fui a uma loja MAC sempre foi no Mar Shopping! Se calhar é por isso que a minha ideia em relação ao atendimento é tão má... Enfim, eles é que perdem não é?
      Muah!

      Eliminar
  5. É verdade!
    Temos sempre a tendência de julgar as pessoas pela aparência, mas mesmo que eu julgue gosto sempre de conhecer as pessoas e muitas vezes surpreendo-me. Mas nunca ando aí armada em tiazoca a olhar de lado as pessoas e a falar mal delas, detesto isso.
    E isso da MAC é com qualquer pessoa, pelo menos ás que vou, e também acabo por nunca comprar nada, não significa que nunca tenha tido produtos dessa marca, já houve pessoas que me ofereceram e certos produtos não têm assim grande qualidade, nos hipermercados encontro muito mais barato e com mais durabilidade e pigmentação, mas depende dos produtos, claro.
    E outra coisa, a todas as MAC que já fui na minha zona, as funcionárias não têm formação nenhuma, não percebem nada sobre os subtons da base, não percebem nada quando peço um batom coral... por isso estou de relações cortadas com a MAC! ;)

    http://imperfectm.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Odeio entrar numa loja de maquilhagem e ser atendida por pessoas que sabem menos do que eu! Lembro-me de no ano passado andar a ver pinceis e sempre que pedia um flat top as moças ficavam a olhar para mim com cara de tacho! lol Portanto ora aqui está uma coisa para as marcas (e lojas) terem em atenção! Escolham pessoas com formação ou então dêem a formação necessária!

      Eliminar

Psssst!
Vais comentar? Força! Adoro ler os vossos comentários! Fica à vontade para deixares a tua opinião/experiência e também para dar sugestões.
Não te esqueças de responder à sondagem do mês algures no canto superior esquerdo do blog!

Big Kiss
Paula Leal