DIY - Reutilização de latas metálicas!

Oi princesas!
Há uns tempos partilhei a foto do meu novo mealheiro no Instagram e como achei divertido e super fácil de fazer resolvi mostrar-vos como o fiz. 

A inspiração começou a nascer quando tive oportunidade de ficar com um catálogo de papel de parede que ia para o lixo (eu não deixei! os papeis eram tão lindos!!!)... Eu sabia que queria fazer alguma coisa com aquilo, mas ainda não sabia o quê. Quando olhei para esta lata vazia lá em casa ouviu-se um plim na minha cabeça! 
No meu caso transformei a lata num mealheiro mas podem não fazer a ranhura para moedas e utilizar como caixa de arrumação de qualquer coisa, suporte de pincéis, caixa para colocar uma prenda pequenina... O que quiserem =)



Alguns dos materiais - sim, eu sou uma desnaturada e não tirei foto a tudo... (oops)

O que vais precisar:
- Lata metálica
- Papel resistente com um desenho ou cor de que gostes

- Lápis (oops, sem foto...)
- Régua (oops, sem foto...)
- X-acto (oops, sem foto...)
- Tesoura
- Fita cola (oops, sem foto...)
- Cola para papel

- Compasso (eu não usei, foi mesmo à carapau de corrida :P)

Vamos começar?



Começa por medir a lata - altura e perímetro - e depois corta o papel pelas medidas necessárias com um X-acto e a ajuda da régua. Não te esqueças que o papel deve ter tamanho suficiente para cobrir todo o perímetro da lata mais 2 ou 3cm para o acabamento ficar perfeito!



Acertar o papel pela orla inferior da lata vai ser importante para que depois, ao enrolar o papel, não acabe por ficar uma ponta mais a cima do que a outra... Assim que tiveres a certeza de que o papel está direitinho fixa uma das pontas com a fita cola.





Agora basta enrolar... Se te enganares a posicionar o papel não entres em pânico, a fita cola é facilmente removida da lata portanto podes reposicionar o papel.





Quando tiveres a certeza de que queres selar o papel pega na cola e aplica na ponta solta, conforme vês na foto. O ideal será ter cola em stick porque é bem mais fácil controlar e não há fugas :)




Pressiona bem, especialmente nas extremidades para que mais tarde não tenhas surpresas de pontas soltas. E está feito!

No meu caso, a lata tinha uma tampa de plástico...



Se quiseres dar um toque à tua tampa convém certificares-te de que existe papel suficiente para isso. Eu reservei logo no inicio um pedacinho para usar agora. 
Como a tampa é redonda mas irregular eu resolvi tapar apenas a parte de dentro onde se lê Nestlé (BTW - este chocolate em pó é delicioso...). 



Vira o papel ao contrário e desenha a forma da tampa passando o lápis à volta. Se tiveres mão "certinha" desenha um circulo mais pequeno de forma a que encaixe no relevo da tampa, se preferires pega num compasso para fazer uma linha mais certa.
Recorta o círculo mais pequeno.



Aplica a cola de papel no circulo e posiciona onde ficar melhor. O meu circulo não ficou perfeito mas funciona bem na mesma :) Não te esqueças de pressionar bem!

Et Voilà!



Como podem ver ficou uma caixa bem catita e a custo zero!
Bem... custo zero porque eu já tinha as coisas em casa... mas vocês podem sempre adaptar! 



Com o X-acto recortei uma ranhura para as moedas (e notas, quem sabe?).
Agora só falta colar a tampa à caixa para não haver a tentação de ir "levantar dinheiro" antes do tempo...

Vocês têm por habito fazer destas coisas? Gostam de magicar e arregaçar as mangas? Contem-me tudo!!!
Espero que tenham gostado!

Big Kiss

*Pulit4*

13 comentários:

  1. Boa ideia, por acaso ainda não tenho um mealheiro, é bom guardar um dinheirinho, aos poucos, mas de preferência que não dê para abrir -.- eheh

    http://ourbittersweetaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade! Por acaso tenho-me portado bem... Ainda não colei a tampa mas os poucos trocas que lá foram postos, lá ficaram! =)

      Eliminar
  2. Ficou giríssimo, adorei a ideia! =D Eu gosto muito de reutilizar coisinhas, principalmente se forem embalagens de vidro. =P
    beijinho*

    J's Beauty Bubble
    J's Beauty Bubble Facebook Page

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em vidro eu costumo reutilizar os recipientes de velas! Uso para colocar os meus pincéis de maquilhagem mas claro que dá para fazer 1001 coisas =D

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Obrigada querida! Já tenho outra lata disponível e daqui a pouco tempo vou ter ainda mais uma, vai ser um mar de latas cá em casa =D

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Ainda bem que gostaste! E sim é mesmo simples e fica uma lata toda catita eh eh

      Eliminar
  5. Vou já fazer isso, mas para guardar pinceis de maquilhagem. Obrigadaa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Se tiveres oportunidade depois manda uma foto do resultado para pulit4@gmail.com =D Vou adorar ver a tua versão!

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Obrigada querida! Se fizeres também partilha connosco! Muah!

      Eliminar
  7. Gostei da ideia..acho que vou copiar!
    Passa no meu blog...bjinhux**

    ResponderEliminar

Psssst!
Vais comentar? Força! Adoro ler os vossos comentários! Fica à vontade para deixares a tua opinião/experiência e também para dar sugestões.
Não te esqueças de responder à sondagem do mês algures no canto superior esquerdo do blog!

Big Kiss
Paula Leal