DIY - Sugar Scrub - Esfoliante de açúcar

Alô princesas!
Hoje venho fazer um post que não é costume... "Mézinhas" caseiras!!!
Bem, em tempos de crise há que (re)abrir horizontes e espreitar a sabedoria daquelas pessoas que sabem utilizar produtos naturais, preferencialmente aqueles que já todos temos em casa.



O meu pote de esfoliante para os lábios!


Para primeira "mézinha" mostro-vos um esfoliante multi funções feito apenas com 2 ingredientes - sim vocês leram bem DOIS! Açúcar e Mel <3



Fonte

O açúcar vai funcionar como agente esfoliante. Ao massajar a pele com o produto final as finas pedrinhas vão retirar o excesso de tecido morto de forma a que fiquemos com a pele suave, prontinha para receber outros tratamentos e/ou hidratantes!



Fonte

Sendo uma substância viscosa, o mel permite que o açúcar deslize com mais facilidade tornando o processo de esfoliação mais suave e suportável. Além disso considera-se que o mel é um excelente hidratante natural!

Para obter o preparado basta arranjar um frasco de tamanho pequeno a médio e juntar os dois ingredientes a gosto e mexer bem (têm que mexer sempre que forem utilizar pois o açúcar acaba por ficar todo no fundo). Eu pessoalmente gosto de pôr mais açúcar do que mel :)

Como e onde utilizar o Esfoliante de açúcar?
O esfoliante de açúcar é multifunções - podem utilizar em qualquer zona do corpo! Só precisam de ter em atenção que cada zona tem necessidades diferentes...

A pele dos lábios é a mais sensível, ou seja, temos que exercer menos pressão ao massajar. Uma boa ideia é espalhar o esfoliante no lábio inferior, juntar ambos lábios e movimentar como se tivéssemos acabado de pôr baton! O ideal é fazer uma mistura própria num frasquinho pequenino com mais percentagem de mel do que açúcar. Utilizar uma a duas vezes por semana, conforme necessidade.

Para a aplicação na face a mistura já pode ser metade/metade ou mais açúcar do que mel mas continua a ser uma zona sensível! Apliquem o produto necessário por toda a cara evitando a área dos olhos e façam uma massagem suave com movimentos circulares em direcção ao centro. Utilizar cerca de uma vez por semana.

Se a vossa preferência é fazer esfoliação no resto do corpo, pernas por exemplo, utilizem a mistura com mais "à vontade", mas não é "à vontadinha"! Uma esfoliação já é agressiva o suficiente por isso não se ponham a esfregar como se não houvesse amanhã ;) Neste caso avaliem bem se estão disponíveis para gastar logo meio frasco de mel, uma vez que se tratam de áreas bastante maiores (tendo em conta o preço dos produtos corporais acho que deve compensar na mesma...).
Confesso que só utilizo esta "mézinha" nos lábios e face por uma questão de praticabilidade portanto não sei com que frequência usar :S Talvez uma a duas vezes por mês... Eu sou muuuuuuito preguiçosa quanto a tratamentos de corpo! Não costumo passar cremes hidratantes e NUNCA fiz uma esfoliação com cremes, só com a luvinha da TBS.

Aproveito para relembrar que existem várias versões desta mistela - há quem misture vaselina, azeite, etc - e provavelmente até são mais apropriadas mas a ideia é partilhar aquilo que eu faço e, acima de tudo, GOSTO =)

Já experimentaram algo do género? Se sim, gostam e usam com frequência?
Se não experimentaram, ficaram com o bichinho?

Big Kiss
*Pulit4*

12 comentários:

  1. eu nunca usei esfoliantes desses, sempre comprei :) mas é uma ótima opção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida! Aposto que deves ter os dois ingredientes em casa, experimenta e depois vem contar-nos como foi! Eu adoro! Muah!

      Eliminar
  2. Eu nunca fiz nada dessas coisas em casa, também sempre as comprei. Não tenho paciência para fazer isso! :P *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alô!
      Bem, é fácil de fazer mas o mal disto é que passamos a vida a meter lá as unhas convém fazer com alguma regularidade para que não haja grandes perigos de contaminação. A minha sugestão é que experimentes fazer para os lábios ou cara, nem que seja uma única vez, e depois conta-nos como foi =)

      Eliminar
  3. Fiquei curiosa, ainda por cima com apenas 2 ingredientes, vale bem a pena :) tenho que experimentar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! Como escrevi no post há quem ponha mais coisas, mas eu gosto da teoria "keep it simple" =D
      Se experimentares depois conta tudo!
      Muah!

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Eh eh! Eficácia comprovada =D Já conhecias ou experimentaste depois de ver este post?
      Muah!

      Eliminar
  5. Fiquei com um bichão! EH EH! (quero mesmo ver o resultado desta combinação!

    Beijinhos Marafados*

    ResponderEliminar
  6. ohhhhh
    faço este exfoliante á anos! nunca comprei um exfoliante na vida, porque faço sempre sempre isto! Curioso ....nunca tinha conhecido ninguém que também o fizesse =)
    E adoro este exfoliante, fica a pele tão macia e lisinha....adoro mesmo!
    também és daquelas que de vez em quando mete claras de ovos no rosto? loool
    Já estou a revelar os segredos todos lool
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai ai que já estás a revelar as próximas mézinhas! LOL
      Tou na brincadeira... Eu sou muito preguiçosa e não costumo fazer máscaras faciais mas ando a fazer pesquisa em relação a isso para pôr aqui no blog umas dicas ;)
      Muah!

      Eliminar

Psssst!
Vais comentar? Força! Adoro ler os vossos comentários! Fica à vontade para deixares a tua opinião/experiência e também para dar sugestões.
Não te esqueças de responder à sondagem do mês algures no canto superior esquerdo do blog!

Big Kiss
Paula Leal