Ponto de situação - Reclamação Oriflame

Olá novamente minhas belezas!

Hoje sinto-me feliz pela minha mana que faz anos, um beijo enorme para ela <3

Mas ao mesmo tempo sinto-me enganadíssima pela nossa querida Oriflame... Faz hoje exactamente um mês que a troca de email começou por causa da questão dos cremes duvidosos da gama Pure Nature (podem ler tudo o que foi dito aqui).


Site da marca


Começando a partir do email mostrado no post anterior... A minha querida Lúcia (a sra. que me vendeu Oriflame pela primeira vez) passou cá muito simpática como sempre. Eu contei-lhe do sucedido e foi então que prontamente me tentou ajudar. Fizemos uma ligação para o apoio ao cliente da marca onde o colega nos informou que eu estava a enviar os pedidos de informação para o email errado. Sugeriu então que apresentasse uma queixa formal em vez de pedir apenas o esclarecimento das percentagens de ingredientes e que enviasse a queixa para o email dedicado a reclamações. Tudo isto a 4 de Fevereiro...


Exma. equipa Oriflame

Venho por este meio demonstrar o meu descontentamento quanto a dois produtos da linha Pure Nature, como quanto à equipa de marketing que me deixou sem resposta aos emails para eles enviados.
Começo por descrever a situação que me fez estar descontente com os produtos e, consecutivamente, com a Oriflame.

Em Novembro de 2012, acompanhada pela Sra. estremamente simpática e prestável Lúcia Fernandes, decidi juntar-me à equipa Oriflame apenas como consumidora directa. Fiz a minha primeira encomenda onde constavam, entre outros produtos, os cremes faciais de dia e noite da linha Pure Nature Romã e Açai (códigos 21557 e 21574 respectivamente).
Infelizmente, e sem que a Oriflame tenha culpa absolutamente nenhuma, cerca de um mês depois de começar a utilizar os produtos conclui que a minha pele não se adaptou aos cremes. Por este motivo, e para que eu não volte a errar nos cremes a encomendar, decidi consultar a lista de ingredientes não fosse algum deles estar a entrar em conflito com a minha pele e fazer reacção. Foi neste momento que me deparei com um facto, na minha opinião, Gravíssimo

Os cremes de dia e noite são EXACTAMENTE IGUAIS NA SUA CONSTITUIÇÃO

Um creme de dia NUNCA pode ser igual a um creme de noite. No máximo pode ter dupla função e deve ser devidamente identificado, como o creme Pure Nature Organic Blueberry & Lavender Extract Calming Face Cream (código 15957).
Independentemente da minha adaptação ou não aos cremes, a ideia com que fiquei foi que a Oriflame está a comercializar um único produto (o creme em si) em embalagens distintas levando o cliente a comprar duas vezes o mesmo produto acreditando que são coisas diferentes.

Atenção, isto não se trata de um erro informático ou erro de impressão. Eu verifiquei a lista de ingredientes e a sua disposição tanto no folheto que vem anexado a cada um dos cremes como no site - encontrei a mesma informação em todo o lado.

Posto isto, decidi pedir esclarecimentos adicionais à Oriflame. Liguei para o número presente no site e pedi uma lista detalhada de ingredientes e percentagens dos mesmos presentes em ambos os cremes. Pediram que entrasse em contacto via email para departamento.marketing@oriflame.pt e assim o fiz.

(...) mostrei a troca de emails (...)

Como podem ver, nunca cheguei a ter as minhas questões respondidas. A equipa de marketing nunca me chegou a fornecer a informação pedida de ingredientes e percentagens de constituição nos dois cremes.

Tendo exposto o sucedido, espero que a Oriflame se responsabilize por estas falhas.
Independentemente da encomenda ter sido feita há mais de 30 dias, eu sinto-me enganada por uma marca que estava no meu coração... Agora espero voltar a ter confiança na Oriflame com uma resposta adequada ao problema exposto.

Atentamente,
Paula "

Como não me responderam no prazo de 48horas voltei a enviar um email a dizer apenas que não me tinham respondido... Resposta: ZERO

Dia 15 de Fevereiro, há uma semana atrás, eu liguei para o apoio ao cliente onde a pessoa que me atendeu disse que era estranho porque não via "nenhum processo aberto referente a este assunto"! A menina prontificou-se a reencaminhar a situação e disse que ia fazer os possíveis para que a questão fosse resolvida, ou pelo menos que alguém me dissesse que estavam de facto a tratar do assunto... (é o mínimo, certo?).

Hoje, 22 de Fevereiro, volto a ligar e desta vez atende um colega diferente. Voltei a explicar a situação e ele teve a lata de me dizer "Mas afinal a sra. está a reclamar do quê?" WTF??? Não é que o moço tenha sido mal educado, mas que raio, é dificil entender que me sinto enganada? Foi então que ele disse "O que eu posso fazer é pedir uma lista de percentagens de ingredientes"... Mais uma vez parece que gozam com a nossa cara... Claro que o rapaz não deve ter acesso aos meus emails, mas isso foi o que pedi a 22 de Janeiro. Bem, depois de esclarecidos ambos os lados (ele ficou a saber o que eu já tinha dito e feito e eu fiquei a saber, novamente, que ele não pode fazer nada) o rapaz repetiu o acto da colega: reencaminhar a situação. 

Infelizmente isto foi mesmo agora, 18h30min, e a DECO já não atende. Segunda feira sem falta lá vai email para a Defesa ao Consumidor com o conhecimento da Oriflame. Pode ser que a mal as coisas andem para a frente.

Pronto, este post foi apenas para vos manter informadas.

Big Kiss
*Pulit4*

9 comentários:

  1. acho que fazes muito bem... não tem jeito enganarem-nos!!

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  2. A tua revendedora deve ter um papel para fazer reclamação da encomenda, eu sou revendedora ou melhor eu compro produtos oriflame para mim com desconto e vem sempre um papel com a encomenda, mas sim acredito tens de fazer reclamação a deco, pk senão esta situação vai-se continuar arrastar
    Já estive para comprar esse mesmo produto mas agora o meu rosto anda muito oleoso ainda ando a pesquisar

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    1. Eu tb sou compradora directa mas fazer uma reclamação por escrito vai ser a mesma coisa porque vai chegar lá, alguém lê e acha um assunto demasiado demorado por terem que esclarecer coisas complicadas e arquivam a coisa e fazem de conta que nunca se tocou no assunto :S Mas vamos ver, é uma ideia!

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  3. Que falta de consideração e respeito pelos clientes! Acho muito bem que reportes esta situação à Deco :)

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  4. Bem, meninas, ontem em "conversa de café" disseram-me que a DECO também não faz nada... Será verdade? :S

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    1. se tivesses inscrita na deco proteste seria mais fácil para eles tentarem arranjar uma solução mas eles não te fazem nada só dizem o que deves fazer para te protegeres...

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  5. Infelizmente, a grande maioria das marcas funcionam assim - para comprar é num abrir e fechar de olhos; para reclamar são um sem número de procedimentos que, ainda por cima, não levam a lado nenhum! Pode ser que para a próxima tenham mais cuidado na elaboração dos produtos, pois não anda toda a gente a dormir. Eu não reclamei, mas uma vez reparei que o autobronzeador da nivea de corpo e rosto tinham a composição exatamente igual. Enfim...haja paciência para esta falta de profissionalismo vinda de marcas tão consagradas.

    beijinhos

    http://lookluisa.blogspot.pt

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    1. O meu problema é que o que me chateia nem é o dinheiro... Já lhes disse ao telefone que nem quero devolução nenhuma, eu quero é uma explicação ou então que tirem pelo menos uma das embalagens do mercado já que são os dois iguais - ou o comercializam para o dia, ou para a noite ou põe numa embalagem que diga que dá para os dois. Eles que deixem é de enganar as pessoas! Ou então que me provem que não andam a enganar ninguém.

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  6. A sério? Não tinha conhecimento deste tipo de situações. Eu sou revendedora da Avon e vou ficar mais atenta para este tipo de situações...Acho que fazes mt bem em reclamar! ESte tipo de situações não tem jeito nenhum...Depois diz como ficaram as coisas....

    beijo e espero que consigas resolver o problema

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